Um dos maiores desafios que as empresas sempre enfrentaram no desenvolvimento e entrega de treinamento diz respeito ao que acontece após a conclusão do curso de treinamento; a empresa realmente verá uma mudança real no comportamento dos funcionários? A resposta, na maioria das vezes, é não. Alcançar uma mudança verdadeiramente duradoura requer a mais robusta das abordagens de reforço de treinamento, uma abordagem que cria uma ‘Transferência de Aprendizagem’ medida.’
Emma Weber
Como sustentar na prática e obter o retorno do investimento dos aprendizados adquiridos em treinamentos e programas de desenvolvimento?
ABORDAGEM – ESA, Efetividade e Sustentação do Aprendizado
▪ Pesquisas mundiais revelam que há uma perda significativa na sustentação dos aprendizados obtidos em sala, em torno de 70 a 80% dos aprendiza- dos não são transferidos para a prática do dia a dia.
▪ A sustentação da aprendizagem se dá através da combinação da reflexão + acompanhamento + ação transferida para a prática. Sem esta combinação, ficamos com um hiato entre o que conhece- mos X o que realmente praticamos para realmente gerar uma mudança sustentável.
▪ A proposta do ESA Coaching é ser uma ponte para apoiar e provocar a sustentação do aprendizado para a prática, promovendo retorno do investimento, validado através de indicadores das mudanças comportamentais observadas no dia a dia profissional pelas partes interessadas do negócio.
“Este programa me surpreendeu. Gosto do jeito que a coach trabalha, a metodologia, a maneira como conduz todo o trabalho, isso já me deixou a vontade, considero uma excelente profissional.
Me surpreendeu os call’s, não esperava que fossem tão precisos (realmente cirúrgicos..rs).
O ESA me fez pensar, além da minha lide- rança, em aspectos da minha vida que preciso melhorar, agora sei como e onde, antes não enxergava. As conversas deixaram tudo muito claro e me ajudaram a refletir e ver alternativas.
Recomendo àqueles que querem se desenvolver primeiro enquanto pessoas e consequentemente como profissionais façam o ESA, pois lhe ajudará a enxergar os seus pontos de melhoria e a reconhecer os seus pontos fortes.
Obrigada, Rosângela!”
Sheila Matos Silva de Oliveira, Analista de Formação Profissional Sistema OCB/MS